quarta-feira, 18 de novembro de 2009

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Neo-pentecostal

A Comunidade Evangélica Sara Nossa Terra é Neo-pentecostal. Desde o inicio a Comunidade já acreditava nos dons, no poder da fé e da oração, da palavra profética e na unção de Deus sobre os membros, caracterizando sua posição neo-pentecostal. Buscava-se intensamente a presença de Deus e a unção do Espírito Santo sobre a igreja, logo, a igreja era cheia de manifestações sobrenaturais de Deus, de curas físicas, de batismo no Espírito Santo e de cânticos espirituais.

Ministério Feminino

O ministério feminino começou com a participação da bispa Lucia em eventos direcionados inicialmente para o público feminino como o culto para mulheres que era realizado durante a semana e dirigido por ela e também com os seminários para mulheres. No começo, havia certa dificuldade de participação das mulheres especialmente nos cultos de domingo e, isso, foi diminuindo aos poucos com a presença e atuação delas nos cultos e, posteriormente, na participação das reuniões de discipulado e das decisões rotineiras da igreja.
Hoje, não há restrições a participação das mulheres no ministério, especialmente, porque as mulheres são cooperadoras na divulgação do evangelho e algumas muito mais consagradas que alguns homens.
A participação das mulheres hoje é bem ativa e elas são fundamentais para o crescimento e a saúde da igreja !!!

• ABRAÇO – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE AÇÃO SOCIAL




A Instituição:
A ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE AÇÃO SOCIAL – ABRAÇO é uma conseqüência direta da conscientização a respeito do contexto de uma sociedade desigual dada a estrutura em nosso país. Com isto, mais as transformações ocorridas no nosso século nos obrigam a rever um posicionamento no processo histórico da sociedade, levando então à reconstrução de uma democracia mais efetiva onde o cidadão possa exercer o seu direito de acesso, aliado a um processo de reintegração na sociedade que não verifica uma hipervalorização do Ter em detrimento do Ser.
Hoje os frutos da associação são incontestáveis quanto à assistência efetiva e contribuição para uma sociedade melhor.
O nosso maior sonho é podermos ter em todo o Estado de Goiás, através deste Ministério Sara Nossa Terra, este que tem contribuído tanto material, quanto espiritualmente junto à associação, mais abrangência na assistência social.
A Missão da ABRAÇO é: Contribuir para a restauração do ser humano, família, Estado e Sociedade.

Projetos atuais da ABRAÇO:

• Cursos de inclusão digital (CID – Centro de Inclusão Digital) que visam implementar cursos de formação digital a diversas faixas etárias, trazendo aos usuários o domínio destas novas tecnologias, levando-os a uma maior aceitabilidade por parte do mercado de trabalho, além de inclusão digital.
• Curso de dança gospel: aberto a todas as denominações.
• Cursos manuais: crochê, biscuit, pintura em tela e bordado em pedraria.
• Escola de música: teclado, violão e bateria.

Compromisso Social

A meta proposta pelo Parceiros de Deus consiste em elaborar, promover e realizar projetos que possam atender necessidades básicas e urgentes, levar recursos para famílias menos favorecidas e promover uma mídia que sare esta nação.
O objetivo dos Parceiros de Deus é sarar a nossa nação e levar a Palavra de Deus a cada lar brasileiro.
A Sara Nossa Terra realiza projetos voltados à assistência social. O mais conhecido é o Projeto Pequeninos que é realizado todo mês em cada cidade satélite do DF. Desde a sua criação, em 1994, já atendeu cerca de 60 mil famílias carentes. O projeto também oferece cursos profissionalizantes, presta assistência jurídica e faz circular um ônibus clínico-odontológico com médicos e dentistas para prestar atendimento à população carente. Outro forte aspecto do projeto é a assistência prestada as creches inauguradas pelo projeto.
Conheça outros projetos que o Parceiros de Deus beneficia:
1) Projeto Pequeninos: que presta assistência às crianças e famílias carentes;
2) Creches e distribuição de cestas básicas;
3) Recuperação de drogados;
4) Abertura de novas igrejas;
5) Rede Gênesis de Televisão;
6) Rádio Sara Brasil FM.
As contribuições são espontâneas e podem ser feitas individualmente ou por um grupo de pessoas (célula). Há também a contribuição empresarial, onde as pessoas jurídicas de qualquer porte podem se tornar PARCEIROS DE DEUS.
Totalmente voluntária, a contribuição, no valor estipulado pelo doador, precisa ser mensal e quitado na data estipulada, para não prejudicar o andamento das atividades.

Preocupação com o social


• PARCEIROS DE DEUS

O Parceiros de Deus é um agente catalisador de idéias e ferramentas para viabilização do evangelismo de uma forma contextualizada e abrangente. Também carrega em sua essência um compromisso social, ou seja, nasceu para tirar do campo filosófico e abstrato os sonhos de evangelismo por meio das comunicações e ações sociais que cumpram efetivamente seus ideais sociais.

Problemas teológicos

Ensino teológico

Na Sara Nossa Terra não tem Escola dominical ou culto de ensino.
Existe uma Equipe Principal ou Equipe de 12 – Formada principalmente por líderes das equipes da Igreja que estão envolvidos na visão celular. Estes líderes estão envolvidos no pastoreamento direto dos membros da Igreja, no evangelismo e na consolidação dos novos convertidos.
O Ensino na Sara Nossa Terra começa com a Escola de Vencedores - Treinamento para líderes de células. É um curso voltado para as pessoas novas na vida cristã que acabaram de ter a sua Revisão de Vida, visando o despertar de suas lideranças, por meio de um encontro genuíno com Deus.
Este curso é composto de 3 módulos. Abrange assuntos doutrinários básicos da vida cristã, bem como aspectos práticos voltados para o exercício de uma liderança de êxito.
Em seguida temos a Escola de Mestres que é um curso mais aprofundado visando à capacitação dos professores da Escola de Vencedores.
Na Sara Nossa Terra não é exigido como pré-requisito uma educação teológica para ser pastor. Para aqueles que desejam ter mais conhecimento existe a Escola de formação para pastores. Este curso oferece várias disciplinas tais como Hermenêutica e Homilética.

HORÁRIO DOS CULTOS NA SEDE


DOMINGO
CULTOS DA PRESENÇA DE DEUS: às 10h
CULTOS DA FAMÍLIA: às 18h
CULTOS PROFÉTICO: às 20h

SEGUNDA
CULTOS DA PROSPERIDADE: às 6h30, 12h e 19h30
CULTO DA VIGÍLIA: às 22h30

TERÇA
CULTOS DE QUEBRA DE MALDIÇÕES: às 6h30, 12h e 20h
CULTO DA VIGÍLIA: às 22h30


QUARTA
CULTOS DA VITÓRIA: às 6h30, 12h e 19h30
CULTO DA VIGÍLIA: às 22h30

QUINTA
CULTOS DE CURA EMOCIONAL: às 6h30, 12h e 20h
CULTO DA VIGÍLIA: às 22h30

SEXTA
CULTOS DE LIBERTAÇÃO: às 6h30, 12h e 19h30
CULTO DA VIGÍLIA: às 22h30

SÁBADO
ARENA: às 17h e 19h30

HORÁRIO DOS CULTOS NO PAPILLON PARK

DOMINGO
CULTOS DE CELEBRAÇÃO: às 19h

QUARTA
CULTO LIVRE: às 19h

SÁBADO
ARENA JOVEN: às 19h

Liturgia do culto


Na Sara Nossa Terrra do Papillon Park o culto inicia com uma oração, seguida de louvor intenso (hinos de celebração e adoração). Durante o cântico dos hinos há manifestações do Espírito Santo e a equipe de dança apresenta uma coreografia. Segue-se o culto com uma palavra rápida de dízimos e ofertas. Em seguida são pronunciados os avisos e é passada a palavra ao ministrante. Geralmente é o pastor ou a pastora local que ministra a palavra. Em ocasiões especiais é permitido que outras pessoas da Sara Nossa Terra, de outros setores ou da sede, ministre a palavra. Geralmente os sermões são temáticos ou textuais, obedecendo às regras da homilética e da hermenêutica. O culto é terminado com uma oração intercessora abençoando todas as lideranças da Sara Nossa terra, bem como os membros e os visitantes.

Sacramentos

A Comunidade Evangélica Sara Nossa Terra tem como sacramentos o Batismo por imersão e a Santa Ceia do Senhor.
• Batismo.
Significado do batismo: a descida do convertido às águas retrata a morte de Cristo, já efetuada, e simboliza a morte e sepultamento de seu "velho homem". A seguir, seu levantamento das águas recorda a ressurreição de Jesus, já ocorrida, e simboliza a ressurreição do convertido, para viver em "novidade de vida".
O batismo nas águas, em si, não tem poder para salvar- a salvação vem através da fé no sacrifício do sangue de Jesus Cristo e na aceitação de Jesus como Senhor e Salvador de sua vida.
O batismo geralmente é realizado no final do Revisão de Vida (Encontro com Deus). Mas, pode ser realizado a qualquer momento se o membro solicitar ao pastor. Para ser batizado é necessário ser maior de 12 anos e se tiver um relacionamento conjugal é exigido que sejam casados no civil.
• Santa Ceia do Senhor.
Significado da Ceia do Senhor: A ceia do Senhor nos lembra que Cristo morreu por nós. A Bíblia diz em 1 Coríntios 11:26 “Porque todas as vezes que comerdes deste pão e beberdes do cálice estareis anunciando a morte do Senhor, até que ele venha.”
A Ceia é realizada no segundo domingo de cada mês. Para participar da Ceia é necessário ser batizado, maior de 12 anos ou caso seja menor de 12 anos com o consentimento dos pais, se tiver um relacionamento conjugal é exigido o casamento no civil.

Declaração de fé

1. Cremos que a Bíblia é a palavra de Deus, inspirada e infalível (II Pe.1:21)
2. Que Deus se revelou como Pai, Filho e Espírito Santo (II Co 13:14).
3. Na divindade de Jesus, em seu nascimento virginal, em sua morte expiatória, em sua ressurreição corporal e em sua ascensão à destra do Pai(1ts.4:14)
4. Que o homem foi criado bom e justo, mas perdeu essa natureza por cair voluntariamente no pecado (Gn.1:26-31)
5. Que a única esperança para a salvação do homem é através do sangue redentor de Cristo (Hb.9:27)
6. Que todos que se arrependam de seus pecados e crêem em Jesus como seu Salvador e Senhor, são salvos pela graça por meio da fé. (Ef.2:6-7)
7. Que a santificação e a vida vitoriosa são requisitos para a esposa de Cristo (Ef.5:25-27)

Títulos e funções

O trabalho pastoral e organizacional do ministério Sara Nossa Terra está organizado da seguinte forma:

Bispos Presidentes - Robson e Lúcia Rodovalho.

São os fundadores do Ministério Sara Nossa Terra em 21 de abril de 1994.
• Possuem a visão dada por Deus, a unção apostólica e a direção do ministério Sara Nossa Terra.
• Responsáveis pelas diretrizes administrativas, estruturais e funcionais da SNT
• Responsáveis pela direção profética, pelo zelo pela palavra e pela condução ética do ministério.
• Responsáveis pelas decisões e andamento do conselho de bispos da SNT.

Conselho de bispos

É formado pelos bispos que são os discípulos diretos dos bispos presidentes e são chamados de bispos regionais.
O conselho de bispos é o responsável pelas decisões prioritárias e assuntos mais importantes e ou urgentes, relacionados ao ministério.
Freqüência das reuniões: É bimestral em nossa sede internacional chamada de Embaixada do Reino de Deus.
Remuneração e salários: Os bispos regionais normalmente são mantidos por suas próprias igrejas locais. Alguns bispos, além da ajuda de custo dada pela igreja, também são empresários bem-sucedidos em seus negócios. O valor pago pela igreja ao bispo é definido pelos bispos presidentes e aprovado pelo conselho de bispos, sendo que alguns fatores são observados, tais como o tamanho da região, a entrada financeira da sua igreja, etc.



Bispos Regionais

São os discípulos diretos dos bispos presidentes e cuidam de uma determinada região constituída pelas igrejas da SNT existentes.
• Todos os bispos regionais são bispos de uma igreja local que normalmente é a sede de sua regional.
• Cuidam das igrejas de sua região zelando pelo cumprimento da visão da SNT.
• Cuidam da administração financeira de suas igrejas.
• Cuidam das documentações e da organização contábil local.
• Responsáveis pelos projetos sociais da SNT, tais como o Parceiro de Deus.
• Responsáveis pela implantação de novas igrejas através da formação de células estratégicas.
• Responsáveis pela formação, treinamento e ordenação de novos pastores.
• Implantação de rádios (Sara Brasil FM) e de TV (TV GENESIS).

Bispos Auxiliares

Os bispos auxiliares são também bispos por coordenarem pelo menos 12 igrejas, porém estão submissos a autoridade dos bispos regionais. Alguns são também pastores de uma igreja local e outros são bispos auxiliares de um bispo regional na igreja local liderada pelo bispo regional.
• A principal função do bispo auxiliar é ajudar no pastoreamento dos pastores das igrejas locais de sua coordenação e no funcionamento prático das igrejas.
• Tem a função de colocar em prática tudo que foi definido pelo conselho de bispos.
• Cuidam da organização contábil, financeira e pastoral de suas igrejas.
• É o grande apoio ao bispo regional.

Coordenadores Regionais

Os coordenadores regionais são pastores que já abriram ou cuidam de pelo menos 6 igrejas da SNT
Suas funções são as mesmas dos bispos auxiliares, porém com uma autonomia menor de decisões.

Coordenadores Distritais

Os coordenadores distritais também são pastores que já abriram ou cuidam de 1 a 3 igrejas.
Suas funções são as mesmas do coordenador regional

Pastores Principais

Os pastores principais são os pastores que dirigem uma igreja local e que estão submissos ao seu coordenador ou bispo.
• Responsáveis pelo funcionamento da igreja local.
• Responsáveis pelo pastoreamento e discipulado das pessoas que estão em suas congregações,
• Cuidam da administração local prestando contas ao seu coordenador ou bispo,
• Fazem com que os projetos sociais da igreja funcionem corretamente,
• Cuidam do ensino e da formação de líderes de células e do desenvolvimento dos dons de cada um
• Fazem batismo, casamentos, cultos fúnebres e ecumênicos

Pastores Auxiliares

São pastores que participam de uma igreja local, porém não são os responsáveis diretos por elas.
• A principal função é auxiliar o pastor principal no funcionamento das atividades rotineiras da igreja, tais como campanhas, jejuns, cultos especiais, etc.
• Também se prestam ao ensino, principalmente na escola de vencedores.

Diáconos

Os diáconos são pessoas aliançadas com a igreja, com caráter cristão aprovado e com testemunho digno na igreja e na sociedade.
• Sua principal função é servir no que for necessário.
• Cuida dos aspectos organizacionais da igreja e dos cultos.
• Recolhem dízimos e ofertas.
• Fazem o trabalho de recepção e cuidado das pessoas que chegam aos cultos.

Líderes de Células

São pessoas que querem servir a Deus e ao próximo evangelizando, consolidando, treinando e formando pessoas para o ministério. Trabalham em grupos pequenos que se reúnem semanalmente para oração, comunhão, estudo da palavra de Deus e evangelismo.

Ministérios ou Redes Ministeriais

• Jovens – Ministério Sara Jovens – MSJ – ou também chamada de Arena Jovem.
• Adultos – Ministério Sara Adultos – M S A.
• Crianças – Ministério Infantil – M S K – Arena Kids

Além destas Redes Ministeriais existem as Redes Ministeriais de Serviço que prestam serviços à igreja. Exemplos: Equipe de dança, Equipe de louvor e Equipe de Intercessão.

Hierarquia da Comunidade Sara Nossa Terra

Bispos Presidentes – Robson e Lúcia Rodovalho – Líderes Nacional e Internacional.
Conselho de Bispos – Composto pelos Bispos Presidentes e pelos Bispos Regionais.
Bispos Regionais – Macro Região.
Bispos auxiliares – Micro Região.
Coordenadores Regionais
Coordenadores Distritais
Pastores Principais
Pastor Auxiliar
Diáconos
Líderes de Células

Formação dos primeiros ministros

A Bispa Maria Lúcia de Brito Rodovalho é formada em Psicologia pela Universidade Católica de Brasília (UCB), em Teologia e Doutora em Filosofia com especialização em terapia familiar. É Coordenadora Nacional do Ministério Sara Jovem (MSJ).
O Bispo Robson Lemos Rodovalho é físico, com especialização em Ressonância Magnética Nuclear, e durante 15 anos dedicou-se à docência. É Bacharel em Teologia e também possui especialização em Nutrição, Naturologia e Ciência em Saúde Natural, pela Faculdade The Clayton School Of Natural Healing.
Origem

A Comunidade Evangélica Sara Nossa Terra é uma Igreja Evangélica neo-pentecostal do Brasil.
Foi fundada em fevereiro de 1992, em Brasília, Brasil, pelos Bispos Robson Rodovalho e Maria Lúcia Rodovalho.
A Sara Nossa Terra é uma Igreja que tem uma história totalmente ligada ao seu fundador, Bispo Robson Rodovalho, que se converteu aos 15 anos de idade durante um acampamento organizado pelo grupo de jovens da Igreja Presbiteriana do Brasil, o qual foi convidado por colegas de sua irmã. O primeiro ministério começou em 1970, quando se filiou à Mocidade para Cristo (MPC), passando a evangelizar e formar clubes bíblicos nos colégios. Tornou-se líder da MPC de Goiás e da região Centro-Oeste. Aos 17 anos, influenciado por igrejas Batistas e Presbiterianas renovadas e pela Assembléia de Deus, recebeu o batismo no Espírito Santo num acampamento da MPC.
Em 1976, casou-se com Maria Lúcia, foi consagrado pastor e fundou, com Cirino Ferro, a Comunidade Evangélica de Goiânia, na Rua 72 nº 323 Setor Central.
A Sara Nossa Terra só foi iniciada em 1992, quando Rodovalho mudou-se para Brasília para estabelecer a sede nacional e internacional da igreja, conhecida também como Embaixada do Reino de Deus.
Em 1994, a igreja adotou o governo eclesiástico apostólico (motivo pelo qual muitos líderes se afastaram por não concordarem), ocasião em que Rodovalho foi alçado ao posto de bispo primaz.
A Comunidade Sara Nossa Terra é fruto de uma divisão da primeira Comunidade Evangélica de Goiânia que era presidida pelos pastores César Augusto e Robson Rodovalho em uma liderança plural. A divisão aconteceu no início de 1994 quando Robson Rodovalho tentou implantar o "caixa único" entre todas as suas igrejas afiliadas. Nesse sistema de caixa financeiro todas as igrejas afiliadas enviariam seu dinheiro recolhido de seus fieis à igreja central que seria então aberta em Brasília DF e presidida pelo mesmo Robson Rodovalho. César Augusto não aceitou a idéia de centralização financeira e de ser deposto para segundo escalão de liderança e decidiu pela divisão. O resultado foi uma luta interna pelos bens e membros da igreja de Goiânia. Essa disputa interna contou com o reverendo Caio Fábio atuando como árbitro na realização da partilha de bens. Com isso, o pastor César ficou com tudo que a igreja possuía (templos e membros). Dessa bipartição surgiram o Ministério Comunidade Cristã de Goiânia, hoje chamada de Fonte da vida e a Comunidade Sara Nossa Terra com sede em Brasília DF.
A Igreja Sara Nossa Terra recomeçou em fevereiro de 1994 como um grupo pequeno sob a coordenação do Bispo Carlos. As reuniões aconteceram na Associação Médica durante um período. Em agosto de 1994, o pastor César Augusto devolveu as chaves da Igreja da Rua 72 no Centro. Em 1998 a Sara Nossa Terra foi transferida para a sede atual na Av. T -13 Setor Bueno.
Hoje, a Sara Nossa Terra conta com mais de 200 mil fiéis e 650 igrejas no país e no exterior. O ministério possui a rede Gênesis de TV, com programação diária, em centenas de cidades brasileiras em TVs por assinatura. O jornal Sara Nossa Terra, a rede de emissoras de rádio Sara Brasil e o portal Sara Net (www.saranossaterra.com.br) também são instrumentos de mídia da igreja.
O nome da igreja veio de uma revelação recebida pelo bispo, baseada na passagem de 2º Crônicas 7:14: “Se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar (...), então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra”.
A nossa visão é: Sara a nossa terra!
Nossa Missão: Fazer de cada pessoa um cristão, de cada cristão um discípulo, formar líderes e abrir igrejas.